III Conferência Sharks Internacional

Articulação em redes colaborativas

ICONES_RGB-03.png

CONSERVAÇÃO
DE TUBARÕES
E RAIAS

Período

junho de 2018.

Localização

João Pessoa (PB).

Parceiros

Comissão Organizadora do III Sharks Internacional e ELO Eventos.

Links relacionados

https://www.sharksinternational.org.br/index.html

https://www.facebook.com/sharks2018/photos/?tab=album&ref=

A Conferência Sharks Internacional é o primeiro evento internacional dedicado aos elasmobrânquios (tubarões e raias), sendo as duas primeiras edições realizadas, respectivamente, em Cairns, na Austrália em 2010, e Durban, na África do Sul em 2014.

 

As reuniões da Sociedade Brasileira para o Estudo de Elasmobrânquios (SBEEL) ocorrem bianualmente desde 1997, e representam o principal evento para a discussão da pesquisa, conservação e manejo de elasmobrânquios no Brasil, com sua última edição, antes dessa edição do Sharks International, sendo realizada em Penedo, Alagoas em 2016.

 

A AES (American Elasmobranch Society), fundada em 1983, realiza anualmente suas reuniões desde 1987, incluindo uma edição no Brasil (Manaus, Amazonas, em 2003), sendo a última reunião realizada em Nova Orleans, nos EUA.

 

A Fundação Squalus, criada em 2002, sedia suas reuniões semestralmente (Encuentro Colombiano sobre Condrictios), sendo a última edição realizada em Bogotá, Colômbia, em 2016.

 

A III Conferência Sharks Internacional, realizada em João Pessoa, acompanhada pela reunião da SBEEL, da American Elasmobranch Society (AES) e da Squalus Foundation, da Colômbia, reuniu pesquisadores e ativistas da conservação de tubarões e raias de todo o mundo, oportunizando imensa troca de conhecimentos e o estabelecimento de parcerias.

 

Além de patrocinador do evento, o Instituto Linha D’Água levou os participantes de alguns dos projetos executados no âmbito do Edital Linha D’Água Tubarões e Raias para apresentarem os resultados e a contribuição desses trabalhos para o atendimento das metas definidas no Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Tubarões e Raias Marinhos Ameaçados de Extinção.