VIII Festejo Caiçara de Trindade

Articulação em redes colaborativas

ICONES_RGB-01.png

PESCA
RESPONSÁVEL

Período

outubro de 2018.

Localização

Trindade, Paraty (RJ).

Parceiros

Associação dos Moradores de Trindade – AMOT.

O Festejo Caiçara de Trindade é um evento realizado pela Associação dos Moradores de Trindade (AMOT) para comemorar a permanência da comunidade em seu território tradicional em Paraty, no litoral sul do Rio de Janeiro.

 

Com uma extensa programação de valorização à cultura local, este evento marca a história de luta dessa população caiçara e, no ano de 2018, contou com o apoio do Instituto Linha D’Água em sua realização.

 

Incentivando as articulações locais, o apoio auxiliou que outros integrantes da Coordenação Nacional Caiçara pudessem estar presentes para discutir e fortalecer a identidade e a estrutura organizacional do território caiçara como um todo, desde o litoral sul fluminense, passando por todo o litoral paulista, até o litoral do Paraná.

 

Em complemento, também contribuiu com a concretização do evento para celebrar a resistência caiçara, valorizar a cultura e a tradição local, unindo as novas e antigas gerações para fortalecer os laços entre elas, promovendo a transmissão e a valorização dos conhecimentos construídos ao longo da história da vila e de seus moradores.