DESDOBRAMENTOS

Cada vez mais acreditamos que o caminho para a conservação da sociobiodiversidade costeira e marinha está nas ações coletivas protagonizadas pelos múltiplos atores da sociedade.  

 

Essa constatação se deu por meio dos aprendizados obtidos no biênio 2018-2019 e que agora, em 2020, foram reforçados. Afirmamos que é preciso cooperação e compartilhamento da noção de cuidado sobre os espaços e recursos de uso comum para que possamos resistir às ameaças e superar os desafios colocados para as sociedades modernas.

 

Apoiar os diferentes setores sociais, em especial as comunidades costeiras e as instituições públicas de ensino e pesquisa, a desenvolverem iniciativas próprias, em diálogo e em colaboração multisetorial e multiescalar, está intimamente associado à capacidade de criar estratégias inovadoras de conservação da natureza.

 

Assim, a valorização dos territórios que atuamos deve estar alinhada com a manutenção dos aspectos socioculturais neles inseridos. Neste sentido, as ações de 2020 estão voltadas para a ampliação de nossa atuação em rede, nos conectando ainda mais com nossos parceiros, continuando o incentivo à participação e inclusão social, estabelecendo as conexões entre eles e o conjunto da sociedade. Acreditamos que essas ações contribuem para uma gestão territorial responsável, que alia conservação e desenvolvimento local.

 

Essa perspectiva se fortaleceu no ano atípico que estamos vivendo, em que a existência de uma pandemia nos faz refletir sobre como nos relacionamos com a natureza e com as formas que queremos e precisamos nos desenvolver enquanto sociedade.

 

Nosso objetivo é que todos os processos das localidades onde atuamos se estabeleçam de forma conectada, desde a formulação de ideias, estratégias e troca de informações, até o desenvolvimento das iniciativas e dos projetos.

 

Para isso, nos colocamos à disposição para qualificar o debate, incentivando o protagonismo dos atores locais das áreas protegidas a se colocarem nos processos de gestão do patrimônio público com seus anseios e seus saberes.