Relatório base para a elaboração do Programa Brasileiro de Reservas de Surf

Articulação em redes colaborativas.

ICONES_RGB-02.png

ÁREAS MARINHAS
PROTEGIDAS

Período

março a junho de 2019.

Localização

todo litoral brasileiro.

Parceiros

Aprender Entidade Ecológica e Instituto EcoSurf.

O Programa Brasileiro Reservas de Surf tem como objetivo valorizar e proteger os ecossistemas de surf, utilizando o esporte como meio de conservação da zona costeira e marinha do país, unindo a comunidade do surf na tarefa de implantar e desenvolver as políticas e instrumentos da gestão costeira.

 

Funcionando como uma ferramenta de gestão socioambiental, o programa pretende mobilizar a sociedade na implantação de instrumentos como unidades de conservação, planos diretores e planos de gerenciamento costeiro, de recursos hídricos, de resíduos sólidos e de saneamento, além de planos setoriais de mitigação e adaptação às mudanças do clima.

 

Neste projeto, o Instituto Linha D’Água apoiou a elaboração de um relatório para servir de base para a elaboração do programa, além de ter subsidiado as discussões do primeiro workshop de construção do Programa Brasileiro de Reservas de Surf.

 

O relatório produzido foi desenvolvido por uma equipe multidisciplinar com alta capacidade técnica, todos surfistas, e serviu como documento base para garantir e melhorar a qualidade de vida das populações e do meio ambiente ligadas às práticas de surfe no litoral brasileiro.